domingo, 13 de maio de 2012

Corredor de Carajás é tema de exposição fotográfica na Itália


A exposição revela o cotidiano de pessoas que vivem a margem da estrada de Ferro de Carajás


Desde o dia 03 desse mês acontece no Centro Culturale San Gaetano, Cidade de Padova, Italy, uma exposição fotográfica que mostra a realidade de comunidades que moram as margens da estrada de Ferro de Carajás, por onde passa o maior trem de minério do mundo. A exposição encerra nesta segunda-feira (14) e é organizada pela Rede Justiça nos Trilhos em parceria com outras entidades.
A Rede Justiça nos Trilhos é uma coordenação de associações e movimentos que tem entre seus objetivos lutar na defesa de comunidades atingidas pelos impactos do Programa Grande Carajás, nos estados de Pará e Maranhão. A exposição fotográfica apresentada na Itália reafirma esse objetivo e busca sensibilizar as pessoas para os problemas socioambientais causados pelo Programa.  De acordo com o fotógrafo responsável pelo trabalho, Marcelo Cruz, a estrada de ferro de Carajás corta cidades, povoados indígenas, quilombolas e assentamentos. Os moradores sofrem constantemente com os impactos social e ambiental causada pela prática da extração de minério no Pará e Maranhão.   
A exposição é composta por 30 fotos que foram selecionadas após um longo trabalho de documentação fotográfica das práticas cotidianas dessas comunidades. “A maioria das fotos que se encontram na exposição são fotos que fiz para a revista Caros Amigos, de São Paulo. As fotos revelam os rostos de trabalhadores camponeses, mulheres e crianças que vivem da venda de comida nos trem de passageiro. As fotos também revela a natureza sendo devastado na Serra de Carajás, Pará”, afirmou Marcelo Cruz, fotógrafo e militante da Rede Justiça nos Trilhos.       
O fotógrafo ainda relata que é muito importante essa exposição ter chegado até a Itália porque é uma história que está sendo contada a partir do relato fotográfico. É a  história de um povo brasileiro que sofre as mazelas trazidas pela pratica da extração de minério nos estados do Pará e Maranhão.
O interesse da organização é não parar com a exposição, motivo pelo qual já estão trabalhando para mostrar as fotos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) que acontecerá de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.
 Rede Justiça nos Trilhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário