sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Suas canções vive até hoje

Jhon Lennon - imagem google

Jhon Lennon faria hoje 70 anos se tivesse vivo.


Aqui minha homenagem a esse grande músico da história, suas canções fizeram e fazem parte da vida de muita gente. Minha paixão por música começou quando ouvir Beatles pela primeiras vez, aqueles 4 de rapaz de Liverpool. Suas letras e riffs da guitarra de George Harrison me encantaram a primeira vista.
As músicas de Lennon embalam até hoje alguns momentos de minha vida, como trilha sonora nos momentos de alegria, romances, solidão e protestos.
Freqüentemente Lennon é apontado como a cabeça pensante dos Beatles e o mais preocupado com as questões sociais de seu tempo.
Com o fim dos Beatles, Lennon continuou carreira solo, com a participação de Yoko. Lançou, entre outros, "Plastic Ono Band" (1970), "Imagine" (1971), "Mind Games" (1973), "Walls and Bridges" (1974), "Rock 'N' Roll" e "Shaved Fish" (1975). Em 1975 interrompeu a carreira para se dedicar à família após o nascimento do filho Sean Lennon. Voltou ao estúdios em 1980 e lançou "Double Fantasy", seu último disco. Em 1982 ganhou postumamente o Grammy por "Double Fantasy". E também postumamente é lançado, entre outros, "Milk and Honey" (1984), "Live in New York City" (1986, gravado em 1972), "Rock 'N'Roll and Walls and Bridges"(1986), "Acoustic" (2004).

Lennon travou batalha jurídica com o Departamento de Imigração norte-americano, desde 1971 quando se mudou para Nova York, e radicalizou seu discursos e sua luta pela paz. Tornou-se amigo de ativistas de esquerda como Jerry Rubin e Abbie Hoffman, além de se aproximar de lideranças dos Panteras Negras. A administração Nixon tentou deportá-lo, mas em 1972 ele conseguiu o visto de permanência. Estava no índice das pessoas investigadas pelo FBI, fato só admitido após a sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário